As diferentes formas do Natal ao redor do mundo!




Agora que o natal está próximo, e o ano perto de acabar,
chegou aquela época em que esquecemos de tudo o que aconteceu durante o ano,
e nos concentramos apenas naquilo que  realmente importa,
as festividades maravilindas que nos aguardam!



Eleições?

"Só daqui quatro anos!"

Ebola?

"O que é isso mesmo?"

Enem?

"PELO AMOR DE DEUS PAPAI NOEL, ME DA UMA BOLSA!"

Copa do mundo?

"Deixa isso pá lá...." 7x0 cof..coff


O negocio é que quanto mais próximo, mais as pessoas se preparam! Algumas já enfeitaram suas casas, outras já compraram os presentes, e tem gente que até comprou aquela roupinha branca para a virada de ano.

Mas deixando o reveillon de lado, que tal nos concentrarmos um pouco no natal? Não no natal que você está acostumado, e sim falarmos dos diferentes tipos que existem pelo mundo.

- Itália -

Na Itália, não é só o bem velhinho que dá presentes para as crianças. Lá também existe uma "bruxa" que passa nas casas das crianças entregando doces para as boas, e carvão para as más. A historia conta que ela faz tal coisa pois negou abrigo e comida para os reis  magos, e tenta reparar o que fez por arrependimento.

- Áustria - 

Na áustria, o amor e espirito de confraternização vai pra vuta que apriu! Lá não existe papai noel, nem ao menos uma bruxinha camarada que distribui doces. Lá existe apenas o Krampus.
O que é o krampus? Nada mais que um demônio  que de acordo com o folclore de lá punia as crianças más. No dia 25 todos se vestem como ele e saem nas ruas batendo umas nas outras com uma especie de vara, que eles acreditam ser a arma do tal capiroto.

- Holanda -

Lá a barra é um pouco mais leve, pelo menos na opinião de  alguns é claro. Na holanda existe uma tradição onde todos pintam a cara de preto, os lábios de vermelho e usam uma peruca black power. Tudo isso para representar o ajudante de papai noel que era negro. O nome da festa zwarte piet ( "Pedro Preto" em português)

- Espanha -

Em algumas partes da Espanha existe um costuma muito esquisto chamado caga tió (tronco cagão), basicamente eles pegam um tronco oco e o enchem de doces durante todo mês de dezembro. Quando o natal chega eles quebram o tronco, simbolizando que ele colocou tudo que comeu pra fora.


- País de Gales -

Maior parte da população ainda comemora o natal em si, mas algumas pessoas comemoram a chegada do inverno. Existe um festa pagã chamada Mari Lwyd, o evento só acontece no ultimo dia do ano, as pessoas sai pela rua carregando uma boneco com uma caveira de cabeça de eguá, e tentam invadir as casas da cidade.


Agora que você conhece diferentes tipos de celebrações natalinas, que tal tentar fazer algumas delas ae na sua casa? Sua família vai adorar levar uma surra de vara ou sair por ae invadindo casas com uma cabeça de eguá enfeitada. :)


Comentários

0 comentários:

Postar um comentário